Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 15h40 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 17h34

 

Centro de Avaliações do Exército avança na segunda fase de testes do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR

 


monoculo segunda1

 

 

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” avançou, na primeira quinzena de abril, na segunda fase da avaliação técnica do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR. O projeto é desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em conjunto com a Empresa Opto Tecnologia Optrônica Ltda, em São Carlos, SP.

Os testes iniciais foram realizados na Opto, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, SP, no Instituto Eldorado, em Campinas, SP, no Labmor Laboratório Industrial, em Itatiba, SP, na Indústria de Material Bélico do Brasil – Fábrica de Itajubá, MG (IMBEL/ FI) e no CTEx. A avaliação técnica, no Campo de Provas da Marambaia, compreendeu ensaios de parâmetros de segurança, de desempenho e ambientais.

Neste contexto, engenheiros e técnicos do CAEx, do CTEx e da OPTO participaram de testes de ergonomia, de percepção acústica, de exposição à umidade, imersão e a temperaturas extremas (baixa e alta) e de funcionamento sob exposição de poeira e areia.

Após a avaliação técnica, quando são verificados os requisitos técnicos, logísticos e industriais do sistema, será executada a avaliação operacional, a fim de constatar a adequação do Monóculo OLHAR ao incremento da capacidade individual do combatente.

A pesquisa e desenvolvimento (P&D) do monóculo OLHAR integram a atividade imposta pelo Plano Estratégico do Exército (PEEx) 2020-2023 “Pesquisar e desenvolver Sistemas Auxiliares de Visão”, conforme a prioridade “Equipamentos de visão noturna, diurna, termal e fusão de imagens”, do Plano de Obtenção de Capacidades Materiais do PEEx 2020-2023.

O OLHAR é resultado de um esforço conjunto do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), de instituições de P&D e da Base Industrial de Defesa e Segurança (BDIS) que disponibilizará às Forças Armadas e às Organizações de Segurança Pública (OSP) um equipamento avançado em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica que atenderá aos requisitos operacionais e técnicos homologados para o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA).

 

 

 

 monoculo segunda1 monoculo segunda2 monoculo segunda3 monoculo segunda4 monoculo segunda5 monoculo segunda6 monoculo segunda7 monoculo segunda8 monoculo segunda9 monoculo segunda10 monoculo segunda11

Fim do conteúdo da página