Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 08h00 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 11h04

Centro de Avaliações do Exército realiza demonstração da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou, em 16 de dezembro, uma demonstração da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani (VBTP-MSR 6X6 Guarani) para uma comitiva do Exército da Malásia.

A atividade foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada Alexandre Martins Castilho e teve como objetivo demonstrar o desempenho da plataforma veicular e do sistema de armas da VBTP-MSR 6X6 Guarani equipada com estação REMAX, que integram o Programa Estratégico do Exército Guarani (PEE Guarani). A demonstração, que ocorreu na Seção de Testes (ST) do CAEx, contou com a presença de engenheiros e técnicos da Divisão de Avaliação de Material (DAM), de Engenheiros da Iveco Defence Vehicles, fabricante da viatura e da empresa ARES Aeroespacial e Defesa, fabricante da Estação REMAX, e de uma comitiva do Exército da Malásia e da Prima Elite Technology Sdn Bhd, empresa da área de defesa daquele país.

Foram realizadas demonstrações em sítio de obstáculos, como transposição de trincheira, navegação em raia no lago de navegação e navegação em lago com a comitiva embarcada. Na Linha I, linha de tiro destinada a realizar um amplo espectro de ensaios com armamento pesado e munições de todos os calibres até o alcance de 6 Km e aparelhado com sistema de alvos fixo e móvel, foi montada uma infraestrutura para apresentação e vídeos explicativos a respeito da plataforma REMAX pela empresa ARES, com demonstração de emprego de tiro do sistema e com metralhadora .50 em alvo fixo a 1.000m e viatura parada e em aproximação.

Os militares da Nação Amiga executaram tiro com o sistema REMAX e, em seguida, foram para o terraço do prédio do radar, de onde assistiram o desempenho da Viatura Guarani, em terreno arenoso, para, posteriormente, embarcarem para percurso naquele tipo de terreno. Foi feito deslocamento na pista “Qualquer Terreno” (QT), assistido pela comitiva, que, em seguida, embarcou e realizou o deslocamento na pista. No circuito oval do campo de provas, houve a demonstração do Teste de Estabilidade Lateral (Double Lane Change), quando, em seguida, os militares do Exército Malaio embarcaram para o percurso.

Ao encerramento, houve as discussões finais e despedidas, momento em que foi evidenciada a importância do papel do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) e da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), no fomento da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de tecnologia no Brasil e na projeção de nosso País no cenário internacional.

Fim do conteúdo da página